:: Futebol do Norte
 

Colunistas
Adrenalina
por Francisco Dandão



O Campeonato Brasileiro da série C entra num momento decisivo. Faltando quatro partidas para cada clube, uns se debatem com a água no pescoço ante a possibilidade de um eventual afogamento, outros almejam a chance de se dar bem, passar de fase e subir de divisão no próximo ano.

Entre os que almejam passar para as quartas-de-final encontra-se o Atlético Acreano, glorioso Galo Azul do segundo distrito de Rio Branco. Com 26 pontos conquistados e faltando 12 por disputar, sendo seis desses dentro de casa, o Atlético só precisa manter o seu próprio desempenho.

Neste fim de semana, aliás, o Atlético já pode definir a sua passagem para a fase seguinte. Vai enfrentar o potiguar Globo no Florestão. E o retrospecto do Galo dentro de casa lhe dá ares de favorito. O time acreano simplesmente venceu até aqui todos os jogos que fez em seu terreiro.

Claro que o retrospecto não entra em campo. Em se tratando de futebol, cada jogo é uma história. Ainda mais, nesse caso, levando-se em conta que o time visitante vem crescendo nessa reta final de fase classificatória e ainda pode beliscar uma vaguinha no almejado G4.

Os últimos resultados de Atlético e Globo, aliás, sinalizam para momentos distintos. Enquanto o Atlético foi ao sertão baiano e levou um sacode de 4 a 0 da Juazeirense, o Globo foi a Recife e segurou legal o ímpeto do Santa Cruz, arrancando um empate em pleno Mundão do Arruda.

Ou seja, ninguém vai ter vida fácil. Craques tocando a bola, xerifes procurando canelas, chutões pra arquibancada, grandes defesas (oxalá só da parte do Ruan), talvez algum franguinho (a cargo do goleiro do Globo), uma finta desconcertante aqui, uma tabelinha de muitos toques acolá...

Quero crer, de verdade mesmo, que vai ser um daqueles jogos tensos, com as chances se sucedendo de ambos os lados, com um dos times querendo se manter no topo e o outro lutando para galgar posições. O detalhe é que vai determinar o vencedor. O detalhe sempre faz a diferença.

Além do mais, nesse sentido de aumentar a tensão do jogo, existe um ingrediente que dá um gás extra para o Globo. É que, apesar de o time vir crescendo nas últimas rodadas, com os 18 pontos que ostenta na classificação, ele ainda corre o risco de ser rebaixado. Ainda está em perigo.

Então, meus caros, com tanta adrenalina envolvida, o negócio pra quem está em Rio Branco neste fim de semana é ir ao Florestão ver as faíscas desse jogo. Se eu estivesse no Acre, não perderia por nada. Como não estou, vou tratar de me distrair com as sereias do Praia do Futuro. Né não?

 
© Copyright 2004 - 2018 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte