Colunistas
Sucesso em campo, golaço nas arquibancadas!
por Oarlem Sena



Olá, amigos!
Mais uma semana que se inicia, os estaduais dando os seus primeiros passos, outros iniciando neste final de semana, mas além do sucesso em campo através de uma equipe competitiva, como fazer sucesso nas arquibancadas? Como atrair mais torcedores ao estádio? Como fazê-los serem não só torcedores, mas contribuintes do clube? Vamos falar sobre estes temas em nossa coluna de hoje.

Uma das grandes preocupações dos clubes, mais eloquente nos de menor investimento, está no fator arrecadação, ou seja, de que forma promover a sustentabilidade, a saúde financeira da instituição, quando por exemplo, não disputaremos a Copa do Brasil, que concede uma vultuosa cota de participação desde a primeira fase da competição, na prática como sobreviver? Certa feita, ouvi de um presidente de clube, a seguinte frase: nós que fazemos futebol, somos loucos, e ele, tem toda a razão. São loucos de amor, de paixão, de dedicação, de comprometimento com os seus clubes, mas não devem sob hipótese caminhar sozinhos, pois fatalmente as pernas dos dirigentes quando falo em captação de recursos, é curta e não conseguem muitas das vezes encontrar um mundo de oportunidades, e a principal destas, está nas arquibancadas, o torcedor.

Muitos gestores, ainda tem dificuldades de entender que o torcedor, que a massa, é um dos grandes financiadores da indústria do esporte, portanto, não pensam no bem estar do torcedor, mas sentem-se muito incomodados quando os mesmos cobram resultados positivos. Mas, quantas campanha de relacionamento você tem desenvolvido ao longo dos jogos clube? Quais os principais diferencias do seu programa de Sócio Torcedor? Quais tem sido as suas ações de Matchday (dia de jogo), quais os atrativos para que o torcedor possa levar toda a sua família ao estádio?

Faça o torcedor sentir-se à vontade, conceda-lhe benefícios para melhorar o quantitativo fidelizado, não deixe seus modelos de produtos oficiais engessados, ou seja, mulheres e crianças também são consumidores dos produtos oficiais comercializados pelo clube, muita atenção nas datas sazonais, dia das mães, dos namorados, das crianças, da mulher, seu departamento precisa estar atento à tudo isso, e assim, certamente seu clube melhorará o faturamento, e muitos golaços serão marcados também nas arquibancadas.

 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte