Colunistas
Futebol acreano de ladeira abaixo
por Manoel Façanha



Tivemos mais um final de semana trágico para o futebol acreano nas disputas das séries C e D. Foram três jogos, duas derrotas e somente um empate, associado a um saldo negativo de oito gols.

No sábado (1º), na Serra Gaúcha, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, o Galo Carijó caiu para o Juventude-RS por 3 a 0, continuando desta forma na última posição do Grupo B.

No mesmo dia, mas na cidade de Manaus-AM, precisamente no estádio da Colina, o Rio Branco passou novo vexame na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, Grupo A1. O alvirrubro, que nunca havia perdido para o Fast Club-AM, caiu por 5 a 0, resultado suficiente para eliminar o clube estrelado do torneio.

No domingo (2), também pela Série D, mas pelo grupo A2, o Galvez jogou suas últimas fichas na competição e, após uma virada suada contra o líder Manaus-AM, cedeu o empate no pagar das luzes, aos 48 minutos, em pleno estádio Arena da Floresta. O tropeço custou a eliminação do Imperador da competição.

No próximo domingo (9), Rio Branco e Galvez se despedem da Série D, enquanto o Galo Carijó recebe o Paysandu, no sábado, às 17h, no estádio Florestão, na busca da sua primeira vitória na disputa da Série C deste ano.

O certo é que a crise financeira vivenciada pelos nossos clubes nesta temporada tem prejudicado o planejamento das agremiações, assim como aquisições de reforços qualificados e entre outros. Também não poderia de deixar de culpar a ausência de patrocinadores durante a disputa do campeonato estadual, algo que contribuiu decisivamente para o baixo nível técnico do torneio.

Os resultados citados acima comprovam que o nosso futebol está de ladeira abaixo, não existindo apenas um culpado, mas um conjunto de culpados, onde todos que fazem o futebol têm o seu percentual de culpa, mas alguns com um percentual maior pelo poder de decisão.

E só lembrando aos leitores da coluna que futebol competitivo só se faz com dinheiro, seja público ou privado.

Bate-papo esportivo

Nesta segunda-feira (3) fui convidado pelo jornalista Leônidas Badaró (ac24horas.com) para um bate-papo a respeito da crise de resultados do futebol acreano na temporada.

Confira a conversa no LINK (CLIQUE AQUI).

 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte