Entrevistas
Janair Lopes: ex-jogador com maior número de títulos no TO

Por onde anda o ex-jogador Janair Lopes, o atleta com maior números de títulos no futebol tocantinense: seis (1996 e 1997 pelo Gurupi, 1998 pelo Alvorada, 1999 pelo Interporto, 2000 e 2001 pelo Palmas. Tem ainda no currículo, o título de campeão da Segunda Divisão de 2009, como técnico comandando o Interporto em 2009. Pois é, pessoa simples, mas com muito conhecimento no campo esportivo. Ele é natural de Formoso do Araguaia. Na Copa de 2014, teve a honra de ter sido escolhido pelo Comitê Organizador da Copa 2014 no Brasil, como representante do Tocantins para ficar ao lado da Taça durante o Tour pelo Brasil, em especial Palmas. Janair é formado como professor de Educação Física.

Cadê você?

E aí cadê você? É simples responder. Profissional competente não fica parado na profissão, mesmo sendo no Tocantins. Verdade disso tudo é que hoje, Janair Lopes comanda em sua cidade natal, a escolinha de futebol de Formoso do Araguaia, com aproximadamente 400 atletas. “Isso só está sendo possível graças ao apoio de um homem inteligente e que sabe que acima de tudo tem dar apoio ao esporte e, principalmente, quando se trata de criAnçada. Estou falando do prefeito Wagner da Gráfica, pessoa que arregaçou as mangas e vem dando um grande apoio não só ao esporte, mas em todas as áreas da cidade”, ressaltou o professor Janair Lopes, agradecendo o apoio do gestor.

Jogador

Como jogador de futebol, Janair deu seus primeiros passos, ou melhor, os primeiros chutes defendendo as cores do Gurupi Esporte Clube, no ano de 1995 e também encerrou a carreira no clube de que hoje possui o maior número de títulos no Tocantins (6), o Gurupi, conhecido por todos como Camaleão do Sul. Neste período de 1995 a 2006, Janair defendeu  o Alvorada, Interporto, Palmas e Araguaína. Período que cansou de colocar faixa de campeão no peito como nos anos de 1996 e 1997 pelo Gurupi. No ano de 1998, foi campeão pelo Alvorada ao lado do lendário técnico Carlos Magno. No ano seguinte, em 1999, mais um caneco. Desta vez pelo Interporto. Na sequência, Janair foi bicampeão Tocantinense  (2000/2001) defendendo as cores do Palmas Futebol e Regatas.

Cansado dos gramados tocantinense como jogador encerrou a carreira em 2006 pelo Gurupi e logo em seguida, em 2007 iniciou a carreira como treinador de futebol. E a primeira experiência, mais uma vez quem abriu as portas foi o Gurupi. Depois dando sequência na carreira de comandante dirigiu o Ipiranga de Aliança, Interporto e Colinas. Também teve uma passagem rápida pelo Tocantins de Palmas. Como treinador deixou sua marca no título de 2009 do Interporto na Segunda Divisão.

Copa 2014

O ex-jogador e técnico Janair Lopes (foto) recordista de títulos no futebol de Tocantins com seis conquistas recebeu  homenagem da Coca-Cola, organizadora do Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa Coca-Cola, que passou em Palmas em 2014.  O evento contou com a presença do pentacampeão pela Seleção Brasileira, em 2002, na Coreia do Sul e Japão, Juliano Belletti (foto). Para Janair Lopes, a homenagem foi recebida com muita humildade, pois o ex-jogador disse que muitos atletas mereciam ser lembrados. “Estou feliz de ser lembrado e poder representar todos os nossos atletas e destaques do esporte do Tocantins”, comemorou.

Perfil
Nome: Jonai Coelho Lopes (Janair Lopes)
Natural: Formoso do Araguaia
Idade: 44 anos
Time que torce: São Paulo
Ídolo como jogador: Ronaldo Fenômeno
Ídolo como técnico: Telê Santana
Títulos como jogador:
1996 e 1997 pelo Gurupi
1998 pelo Alvorada
1999 pelo Interporto
2000 e 2001 pelo Palmas

Como técnico comandou
Gurupi (2007)
Aliança (2008/2010)
Interporto (2010), depois passou pelo Tocantins de Palmas, Colinas e novamente o Gurupi

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
Fonte: Alô Esporte 

 
© Copyright 2004 - 2017 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte