Notícias
Clubes do Amazonas podem ser obrigados a ter profissionais de Educação Física na base
Base
10.12.2017 - 13:31 - Amazonas

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) estuda restringir o trabalho de membros de comissão técnica dos clubes nos campeonatos de base geridos pela entidade à profissionais de Educação Física. A ideia foi divulgada nesta quinta, em uma reunião com os clubes para definir questões sobre os campeonatos do próximo ano. Nas novas categorias sub-11 e sub-13, a nova regra já valerá, mas ainda resta definir se o mesmo será aplicado às categorias sub-15, 17, 19 e 21.

Um dos assuntos que vieram à tona na reunião entre clubes e Federação para começar a definir os rumos do futebol de base do Amazonas em 2018 foi a briga generalizada no último sábado, na final do Barezão Juvenil, quando jogadores, membros de comissão técnica e até torcedores se envolveram numa briga que terminou com um jovem jogador do Sul América ferido, após ser espancado.

De acordo com o coordenador de categorias de base da FAF, Thiago Durante, exigir o trabalho de um profissional de Educação Física na base dos clubes pode ajudar a evitar cenas como a do último sábado. Na súmula da partida, o técnico do Nacional, Robson Garanha, foi acusado de iniciar a confusão. Para Durante, se Garanha fosse um profissional de Educação Física, ele teria como sofrer sanções dentro da própria profissão.

- O que acontece aqui no Amazonas é que existem clubes que entregam a base à terceiros ou até para a torcida, que é totalmente passional. A nossa ideia é colocar profissionais de Educação Física nas comissões técnicas das séries iniciais da base, sendo que no sub-11 e sub-13 do próximo já será assim. Ter esses profissionais atuando é uma maior segurança, uma vez que se acontece algo como no sábado, essas pessoas tem como sofrer algum tipo de sanção, como suspensão ou até cassação do registro - afirma.

Federação e clubes devem se reunir mais vezes antes de a bola rolar, em Março de 2018, e definir se a regra deverá ou não ser aplicada nas demais categorias.

Foto: Divulgação
Fonte: Globoesporte.com
 
© Copyright 2004 - 2018 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte