Notícias
O histórico do Amazonense
Bastidores
29.08.2019 - 15:42 - Amazonas

Torneio centenário, o Campeonato Amazonense foi disputado pela 103ª vez em 2019. A disputa do Estado do Amazonas, organizada pela FAF, ocorreu entre o mês de fevereiro e o final do mês de abril.

Nessa edição, o Manaus venceu seu terceiro título de modo consecutivo, triunfando sobre o Fast Clube na final. No polo oposto, Sul América e Rio Negro acabaram rebaixados. Tudo isso se apurou ao final de 31 partidas com uma média de 2,26 gols por encontro, ou seja, 70 no total. Para lá do campeão Manaus e do vice-campeão Fast Clube, participaram da prova Penarol, Princesa do Solimões, Nacional-AM, Rio Negro, Iranduba e Sul América.

Após uma vitória por 2 a 0 na ida com gols de Vandinho e Jean Carlos, o Manaus empatou sem gols na volta e sagrou-se vitorioso. Por ter sido campeão do torneio, o time garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2020, competição nacional para a qual as apostas de futebol são abundantes, já que se trata de uma das principais disputas do território e reúne clubes de todo o país.



Histórico do campeonato

O maior vencedor da história do Campeonato Amazonense, incluindo a era pré-profissional, segue sendo o Nacional-AM, tradicional time que tem em sua lista um invejável leque de títulos: nada mais nada menos do que 43 edições do Estadual, a última delas conquistada em 2015. No que toca ao número de "vices", o Nacional-AM, com 24, não é recordista, visto que perde para o Fast Clube, que leva 28. De resto, o Nacional-AM chegou em sua última final dois anos atrás, em 2017, mas perdeu para o Manaus, atual tricampeão e fenômeno recente que instaurou sua hegemonia no futebol do estado. Se o Manaus, fundado em 2013, é novato nessas andanças, são vários os clubes no hall of fame do Campeonato Amazonense que já não existem mais. Alguns exemplos desses times são o América (seis títulos), o Olímpico, o Cruzeiro do Sul, o Auto Esporte, o Manaos Athletic, o União Portuguesa, o Manaos Sporting Club, o Rodoviária, o Grêmio Coariense, o Santos-AM, o Luso, o Barés e o Eldorado.



Na lista de times com mais títulos no campeonato do Amazonas, o segundo lugar pertence ao Rio Negro, que totaliza 17. No entanto, o time tem andado bem longe dos sucessos, pois desde 2001 não vence uma edição do torneio e sua última final data de 2003. Ainda assim, seu segundo posto enquanto detentor de mais títulos do Amazonas segue sem ser ameaçado, uma vez que o terceiro colocado da lista é nada mais nada menos do que o Fast Clube – time também de Manaus que, no entanto, tem um sucesso mais recente, o de 2016. O Fast tem o mesmo número de títulos que o São Raimundo-AM, mas é bem mais experiente em finais, sendo que suas duas últimas aconteceram em 2018 e 2019.

Os números do Campeonato Amazonense e os breves históricos de alguns times do estado do Amazonas nos dão uma ideia de como talvez sejam os futuros prognósticos. Agora nos resta aguardar para verificar quem levará a melhor no campeonato de 2020.

Fonte: Futebol do Norte
 
Galeria de Fotos
Bastidores 


© Copyright 2004 - 2019 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte