Notícias
Lecheva diz que Amazonas FC deve ser o campeão da Série A devido RGC da CBF; FAF nega
Amazonense-2020
23.05.2020 - 18:38 - Amazonas

Técnico e diretor executivo do Amazonas FC, Ricardo Lecheva participou da "live" de aniversário do clube, neste sábado, com uma mensagem encaminhada por meio de um vídeo. Ele não esteve fisicamente na comemoração de um ano porque está em São Paulo, onde passa a quarentena.

No vídeo, Lecheva agradeceu o convite da diretoria de poder levar o projeto adiante, destacou os feitos da Onça Pintada no curto espaço de tempo, mas chamou atenção de verdade ao reivindicar o título do estadual, que foi interrompido de forma definitiva sem uma definição a respeito do campeão.

Lecheva diz que, de acordo com o Regulamento Geral das Competições da CBF, o título deve ser dado ao time que liderava a classificação geral, no caso o Amazonas. Só que há dois pontos não lembrados pelo comandante: não consta nada no RGC a respeito de indicar o campeão de um torneio encerrado fora do campo e que o Campeonato Amazonense não é disputado no formato de pontos corridos.

- Com esse encerramento, o Regulamento Geral das Competições da CBF, que é o mesmo que rege o Campeonato Amazonense, dita que o campeão estadual será dado através da classificação geral. Na classificação geral, o Amazonas FC está à frente de todos. Então podemos estar comemorando em 2020 o segundo título como profissional e o primeiro título na Série A - disse Lecheva, que completa.

- É um primeiro ano de vida com muitas histórias. No ano passado, de inauguração, conquistamos um título, o de campeão da Série B do Amazonense de forma invicta. E esse ano, na elite do Amazonense, já podemos conquistar o segundo título nessa breve história de clube profissional. É muita coisa para um clube que está completando, hoje, seu primeiro ano de vida. Mas isso não é por acaso - concluiu.

Lecheva também demonstrou boas expectativas para o ano de 2021, indicando que deve permanecer no cargo de treinador. Vale dizer que, por conta do término fora de campo, nenhum clube do estado já está garantido nas competições nacionais ano que vem, com exceção do Manaus FC, que neste ano disputa a Série C, mas o Amazonas pode ser o indicado da FAF para representar o estado na Série D.

- Fico muito feliz pelo convite da diretoria para iniciar esse projeto do clube. O Amazonas FC nasceu grande e vai se tornar maior ainda, tenho certeza disso. Tenho certeza que em 2021 o Amazonas virá mais forte e maior ainda. Galgando degrau por degrau, sempre contando com a colaboração de todos - concluiu.

Foto: Antônio Assis/FAF-AM


FAF nega veemente possibilidade do Amazonas ser campeão

Questionado sobre a reivindicação de Ricardo Lecheva pelo título do Amazonense de 2020, o diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol, Ivan Guimarães, negou veementemente qualquer possibilidade disso acontecer.

Ivan admitiu, pela primeira vez, que a edição de 2020 deve ficar sem campeão, mas ressaltou que, caso haja um campeão, este seria o Manaus, que conquistou o primeiro turno.

- Não há qualquer possibilidade do Amazonas FC ser considerado campeão amazonense. O estadual é no formato de pontos corridos, e a FAF não pode considerar campeão um time que não levou nada. Se fosse para ter um campeão, o mais indicado seria o Manaus FC, que ao menos conquistou o primeiro turno. E o que rege o Campeonato Amazonense é seu regulamento específico. A CBF não tem poder nenhum sobre competições estaduais - finalizou.

Fonte: Globoesporte.com
 


© Copyright 2004 - 2020 / Todos os direitos reservados ao Futebol do Norte