Notícias
CBFS e UniBH firmam parceria para estudo de mercado
Bastidores
19.05.2017 - 00:30 - Futsal

Dando mais um passo em direção ao processo de profissionalização do futsal, uma nova parceria entra a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e o UniBH está desenvolvendo pesquisas sobre a modalidade na área de gestão e marketing. E a união já iniciou com dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos da Educação Física com assuntos ligados ao patrocínio esportivo, orientados pelo professor Bruno Ocelli e com apoio do Departamento de Marketing CBFS.

Ocelli explica que a ideia é fazer um prognóstico atual do mercado, coletando informações das empresas que já investem no futsal - e aquelas que poderiam entrar na modalidade -, fazendo um raio-x dessas parcerias e como elas ocorrem.

"O Bernardo (Caixeta, diretor de Marketing da CBFS) havia feito um levantamento de uma base para estudos corporativos das empresas que investem nos mais variados esportes pelo Brasil e que poderiam, eventualmente, firmar parcerias com o futsal. Ele nos procurou com esses dados, que eram brutos, basicamente apontando quem eram, onde ficam, qual ramo. O que vamos fazer é qualificar essas informações, entendendo o que fazem para ativar suas marcas, que tipo de retorno ela espera, o que motiva o investimento, entre outros tópicos mais aprofundados", explica.

Os levantamentos ainda são iniciais, mas, segundo Ocelli, já deu para perceber algumas tendências no mercado, principalmente das empresas que atuam nas equipes de futsal.

"Já identificamos que aquelas ligadas ao futsal são basicamente empresas regionais, ou do próprio município. Temos a sensação de que dificilmente essas empresas fazem ativações que dão algum tipo de ganho à marca, mas geralmente investem pela proximidade com as equipes e isso não está gerando retorno.", pontua.

Ganhos futuros

Diretor de Marketing da CBFS, Bernardo Caixeta acredita que os estudos irão trazer informações extremamente benéficas ao esporte e, claro, ao futsal. Com o mapeamento em mãos, empresas e clubes poderão trabalhar de forma mais minuciosa e que se entendam as medidas que gerem números positivos para ambos.

"A ideia dessa parceria com o UniBH é de fazer com que os estudos preliminares que realizamos na Confederação sejam sistematizados e tragam confiabilidade, já que estão respaldados por um resultado acadêmico de uma instituição renomada. Precisamos identificar onde estão os investidores, como eles atuam e suas necessidades, trazer isso para público e pavimentar um caminho para que Confederação, Federações e clubes possam trilhar em busca de parceiros dispostos a investir no futsal", explica.

Os TCCs estão sendo desenvolvidos pelos seguintes alunos: Amanda Tavares, Renata Pamela, Gustavo Moura, Taylor Stuart e Diego Henrique.

Foto: Divulgação/UniBH
Fonte: Assessoria/CBFS
 
© Copyright 2004 - 2017 / Todos os direitos reservados a Futebol do Norte